terça-feira, 18 de agosto de 2009

BIOLOGIA NO DIA-A-DIA

Esse trabalho foi realizado para orientar os alunos e seus familiares sobre as doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários. Foi desenvolvido na 2ª série do ensino médio em 3 turmas, tem como objetivo pesquisar e conhecer sobre essas doenças comuns no nosso dia-adia.
Essa primeira etapa constituída de 2 aulas desenvolvida no laboratório de informática, onde foi pesquisado e anotado os principais tópicos relacionados ao assunto. Cada vez iam ao laboratório cerca de 16 alunos, onde se dividiam as professoras na sala de tecnologia, Elizabeth e Elizandra, e as outras professoras por ordem de escala na hora atividade atendiam os demais alunos nas salas sendo elas: Sueli, Leila, Jeonece e Lucilene.


Na segunda etapa com os dados coletados os alunos começaram a desenvolver suas atividades na sala de aula, primeiro a capa, depois as ilustrações e qual seria o conteúdo distribuído dentro do folder.
O aluno Jonas do Livramento afirmou que foi importante, sob forma de esclarecimento, pois não tinha conhecimento de certas doenças e agora já sabe como se prevenir e também informar seus familiares.


Abaixo vamos expor alguns dos trabalhos apresentados, lembrando que foram escolhidos por ordem de sorteio.























Meu folder fala sobre a gripe e resfriado comum, adorei fazê-lo pois aprendi muito, e quem sabe com ele poderei mostrar as pessoas os cuidados em que tem que ter com a gripe.


















Primeiramente, eu não tive dificuldade de fazer o folder, pois era sobre febre amarela e que não é uma doença difícil de entender, pelo menos pra mim.





























Desde então, era totalmente leiga sobre o assunto e as vezes procuramos conhecer mais profundamente somente quando alguém nos pede para fazer isso. Na minha pesquisa usei os livros e a internet, selecionai tudo o que li, comparando as informações obtidas.


Este projeto desenvolvido em conjunto foi ótimo, apesar de trabalhoso e com dificuldades de tempo e também em reunir as professoras para a realização das atividades, surgiu resultados satisfatórios, pois os alunos buscaram conhecimento, distribuiram as tarefas e apresentaram o trabalho elaborado tudo feito em equipe.

Webliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Febre_amarela
http://www.santalucia.com.br/virus/meningite.htm
http://www.santalucia.com.br/dermatologia/catapora-p.htm
http://www.publisaude.com.br/portal/artigos/para-o-leigo/gripe-x-resfriado-informacoes-uteis.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cólera
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?410