segunda-feira, 13 de julho de 2009


Festa no Arraiá

No dia 10 de julho do corrente, aconteceu nas dependências da Escola uma linda festa Julina. Um momento de alegria e descontração em que; alunos, professores, assistentes, direção e demais funcionários do Menandrão, puderam brincar e se divertir. Rimos muito com o belíssimo casamento caipira e quadrilha apresentado pelos alunos. Houve várias apresentações e coroação da sinhazinha e do sinhozinho, rei, rainha, principe e princesa da festa. Apresentação do melhor traje, etc.
CASAMENTO CAIPIRA

Locutor: Estamos aqui reunidos,o nosso pessoar da rádio Sapé,da cidade das Canoas pra radializá o casório mais comentado do arraia do São Cristovão, Escola Menadrão, onde o casamento só acontece uma vez por ano por carsa da infração e mais sendo por farta de verba.Os noivos são Tibúrcio Costa do Rosário e Creusa das Dore dos Prazeres. Os padrinhos do noivo são Eusébio e Celidonia das Malvas. O padre Marencelo de Anssis vem chegando junto com os padrinhos do casório.

Padre: Que entrem os noivos para casar neste lugar.(chega o noivo)

Noivo: Cumo é que vai pessoar? Tá tudo mundo afiado pra arrasta as chinela no meu casório cá Creusa? Cumo vai seu padre? Sua benção! Ba noite pessoar? To tão nervoso seu padre...

Padre: Calma, meu filho! É assim mesmo. Mas quer um traguinho pra acalmar os nervos?

Noivo: Eu num bebo Veio Barreiro. Só se for caninha da roça. Cadê a Creusa ? Será que desistiu?

Locutor: A noiva tá chegando, pessoar; acompanhada por seu pai, o sinhô Pimenta da Esposa Fina.

Padre: Meus casadeiros, vocês são solteiros?

Noivo: Inté agora não sortemo nada, mas si o sinhô cumpricá , nois vai sortá uma dúzia de bulacha no seu corcove.

Noiva: Ah! Eu não sô sortera, nunca tive sorte inté hoje. Veja só seu padre, carrego o trevo. Já joguei na loto, em tudo. Será que o sinhô não me dá um parpite?

Padre: Ser solteira é estado de quem não é casado.

Noivo: Se nóis fosse casado, o que nóis tava fazendo aqui? Mi exprique seu padre?

Padre: Queira entender o que eu queria saber. Esse casamento é o primeiro que fazem na vida?

Noivo: Oia aí! O home é bisbiotero e fofoquero memo!

Noiva: Qui qui o sinhô tem a vê cá nossa vida? Seu cara de formiga!

Padre: Mais respeito. Eu sou o enviado de Deus. Você sabe que o casamento é pra toda vida?

Noivo: Pra toda vida? E o sinhô já viu casório pra toda morte? Oia, Creusa, que tar um defunto namora uma defunta na porta do cemitério? Aí ele encosta a caveira dele na caveira dela e diz: minha defuntinha, eu ti amo pra toda morte!

Padre: Seu Tiburcio Costa do Rosário, aceita a menina Creusa das Dores dos Prazeres como sua esposa?

Noivo: Vô faze um retificartório premero. A Creusa já não é tão menina. Tem 74 desde 1968. Mas eu aceito ela como minha muié , muié intendeu?

Padre: Creusa das Dores dos Prazeres, aceita o jovem Tibúrcio Costa do Rosário como seu legítimo esposo?

Noiva: Esse cabra bom da peste, não é jovem não.Isso aí tá carregando uns cinquentão nos lombo. Ele se lembra de quando foi o Descobrimento do Brasil,pois ele era um dos índios que tava lá.

Padre: Não importa agora. Afinal, você aceita ele como seu marido?

Noiva: Ele tá batendo biela. Mas anceito anssim mesmo. Se ele promete ser sincero, fier,lava roupa e cozinha.Afinar cavalo dado não se olha os dentes.

Noivo: Creusa, ocê me chamo de cavalo?

Noiva:Eu não te chamei de cavalo, seu burro, eu disse que ocê é uma jóia de gente.

Noivo: Ocê pode me chama de besta, de animar, de topera de boi, do que quisé , mas não me chame de cavalo. Ocê sabe que desde aquela veiz que levei um coice bem aqui, não posso nem iscuita relincho de matunga que me dá um treco.

Padre:Bem, problemas com veterinário resolve-se depois do casório. Se alguém dos presentes aqui souber de algum impédimento,fale dizendo a verdade.

Noiva: Im pé nóis já tamo, seu padre. Oia tá o fofoquero denovo. Eta seu padre, o sinhô adora tira sarro pra cima de nóis, né memo? Acuntece que nóis não samo besta de faze bubage em praça púbrica.

Noivo: Seu padre, si o sinhô insiste em mete o bedeio na vida aeia, agente vai ter um atrito aqui memo, porque eu não to lélé da cuca.

Padre: Quem manda aqui sou eu, como sabe qualquer burro. E de hoje em diante eu os declaro marido e mulher, por isso agora sim podem fazer o que quiser; se é que já não fizeram.

Noiva: Tá loco! Leva tanto tempo pra dize que ele é homem e eu so muié. Isso nóis já sabia, seu padre.

Noivo: E como já acabo o casório e num tem churrasco, vamo pro arrasta pé que todo mundo qué, só não pode dança com a minha muié.